/ GERONTO FAIR
NOSSAS NOTÍCIAS

Geronto Fair reúne o pensamento, a ciência e o estudo sobre a longevidade

Geronto Fair reúne o pensamento, a ciência e o estudo sobre a longevidade

Atualizado em 04 de Setembro de 2018

A primeira edição da Geronto Fair, que acontece até amanhã (05), nos pavilhões do Serra Park, em Gramado (RS), mostra um caminho para o estudo da longevidade no Brasil. Nesta feira estão reunidos pensadores, cientistas, estudiosos, profissionais liberais e empresas que dedicam seu tempo para desenvolver soluções inovadoras, oferecendo novas práticas na busca de uma melhor qualidade de vida para a terceira idade. A feira é realizada pela Merkator Feiras e Eventos, que vislumbrou neste segmento um futuro consistente para sua plataforma de eventos assim como uma maneira de contribuir para diversos segmentos da sociedade já que em 2050 há expectativa de ter 2 bilhões de idosos no mundo. “Estamos entusiasmados com esta primeira edição da feira. Esperamos um crescimento consequente nos próximos anos e um evento com representatividade setorial, diz o diretor da Merkator, Frederico Pletsch.

No ciclo de palestras que ocorre durante a feira, foi abordado o Case de Veranópolis, cidade de reconhecimento em longevidade no Brasil e que tem o título de Cidade Amiga do Idoso, dado concedido pela OMS – Organização Mundial da Saúde, em 2016. A palestra foi no auditório Vida e realizada por três profissionais que vivenciam esta realidade: dr. João Senger, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG/RS) e membro do Instituto Moriguchi, dra. Berenice Maria Werle, da SBGG/RS e do dr. Waldemar de Carli, prefeito de Veranópolis.

Dra.Berenice Werle contou que o primeiro recrutamento de pessoas idosas para a pesquisa sobre a longevidade foi durante uma cerimônia religiosa, em 1994, quando foram selecionados 100 idosos com mais de 80 anos. Esse primeiro estudo abordou as características genéticas e acompanhou os estudos longitudinais: Veranópolis tem uma média de idade de 77,7 e isso se deve aos fatores de longevidade com atividade física intensa, alimentação adequada, fé religiosa, convivência familiar e momentos de lazer. O prefeito acentuou que os idosos precisam de um ambiente acessível inclusivo para que tenham uma velhice ativa. Disse ainda que na pesquisa de longevidade, os idosos da cidade de Veranópolis começaram a tomar menos medicamentos, reduzindo para o mínimo necessário, chegando a tirar cerca de 4 medicamentos diários de alguns idosos. A pesquisa que é ampla e completa continua contemplando o cotidiano de habitantes de Veranópolis e os seus aspectos positivos.

PRODUTOS E SERVIÇOS - A Perfetto, de Cachoeirinha trouxe à Geronto Fair a sua linha de almofadas e travesseiros voltadas para diferentes tipos de patologias como dor nas costas, apneia e um travesseiro que não deixa marcas no rosto após acordar. A Perfetto acha que sua presença na feira irá trazer uma grande visibilidade à marca e criar um canal entre médicos e fisioterapeutas que ainda não conheciam seus produtos. A Tecnosenior, de Porto Alegre, mostra o seu inovador sistema de emergência pessoal para pedir ajuda mais rapidamente. Seu sistema funciona com um dispositivo que conta com apenas um botão, sistema de viva-voz e com sinal de longo alcance que manda para a nuvem chamada Contact To.Care, uma central de monitoramento 24 horas que recebe as chamadas de emergência. Para a Tecnosenior, sua presença na Geronto Fair traz a oportunidade de mostrar e divulgar seus produtos, conhecer mais empresas para futuras parcerias, viabilizar um atendimento diferenciado e implementar um novo tipo de serviço no mercado principalmente para a terceira idade.

PARCERIAS – A Geronto Fair tem atraído importantes parceiros. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/secção RS, firmou parceria com a Geronto Fair. Outra importante parceria da feira é com o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre.

 

Nome do autor
Por Merkator

A Merkator Feiras e Eventos é a realizadora do SICC, da Zero Grau, Geronto Fair e da 40 Graus. Fundada por Frederico Pletsch, no ano de 2003 a Merkator tem o compromisso de apresentar o que há de mais inovador e atualizado no seu mercado de atuação.

Comentários