
Gramado, na Geronto Fair, recebe edição especial do CONACARE INTERNACIONAL 2025 e reúne lideranças de seis países
O evento acontece, no dia 03 de setembro, das 11h às 18h, no Centro de Eventos do Serra Park.
O principal Congresso do País sobre Cuidadores, Cuidados e Longevidade, em sua 4ª Edição Nacional, realizada em São Paulo, expande fronteiras e traz para Gramado, uma edição internacional, reunindo especialistas, autoridades e lideranças do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Colômbia para um debate inédito na América Latina sobre o cuidado como direito humano. O evento acontece, no dia 03 de setembro, das 11h às 18 , no Centro de Eventos do Serra Park.
Sob o conceito-curador "Envelhecer com cuidado não pode ser um privilégio porque, antes de tudo, é um direito", o evento traz à pauta um tema que ganhou força com a recente decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que reconheceu o cuidado como um direito autônomo – nas dimensões de “ser cuidado”, “cuidar” e “autocuidado”.
No Brasil, essa discussão encontra terreno fértil. A aprovação da Política Nacional de Cuidados, Lei
Lei Federal nº 15.069, de dezembro de 2024, já representou um avanço significativo ao estruturar diretrizes para a valorização dos cuidadores — sejam familiares ou formais — e para assegurar que crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade ou em fases específicas da vida recebam apoio adequado. Mas ainda há lacunas urgentes: a regulamentação da profissão de cuidador, o acesso à educação para o cuidado e o reconhecimento do impacto econômico e social desta atividade.
“O envelhecimento populacional é uma realidade que está redesenhando a sociedade e a economia, e precisamos de respostas coordenadas entre governos, iniciativa privada e sociedade civil para garantir que todas as pessoas tenham acesso a cuidados dignos, contínuos e de qualidade. Esta aliança com a GerontoFair, neste momento de internacionalização do nosso ecossistema, fortalece nossa missão por uma nova longevidade. A abertura ao diálogo latino-americano permitirá compreender como e quem está cuidando das pessoas com mais de 80, 90 e 100 anos em diferentes contextos socioeconômicos e culturais e quais as boas práticas possíveis de serem replicadas no continente. ”, afirma Marcia Vieira, presidente do CONACARE e fundadora do ecossistema MasterCare Brasil e Hub Longevidade.
Programação
A programação contará com seis painéis temáticos, abordando desde políticas públicas de cuidados no continente até o impacto econômico e social do envelhecimento, passando por educação e qualificação de cuidadores, desafios das famílias cuidadoras, inovações para a nova longevidade e o conceito de Aging in Place – que transforma o lar em centro de atenção e cuidado.
Entre os nomes confirmados:
• Brasil: Marcia Vieira, Roberta Pletsch, Dra. Symone Bonfim, Dra. Sumika Mori, Dra. Berenice Werle, Jorge Roberto, Jefferson Venancio, representantes da Prefeituras de Canoas e Caxias do Sul.
• Argentina: Dra. Julia Isabel Fernández (Província de Corrientes).
• Chile: Dra. Azaskun Álvarez-Aguado.
• Paraguai: Dra. Claudia Quevedo e Dora Gómez.
• Uruguai: Margarita Bosch e Luis Pablo Mateo.
• Colômbia: Dr. Arcesio Valenzuela Ordoñez.
Além de painéis e debates, o evento lançará a Carta CONACARE LATAM 2025, documento que sintetizará propostas e compromissos para fortalecer o cuidado como política pública prioritária na região.
Geronto Fair
“É com enorme alegria que recebemos, dentro da Geronto Fair, o CONACARE Internacional. Este é um momento histórico para o setor, porque coloca em um mesmo espaço profissionais, especialistas, marcas inovadoras e autoridades políticas comprometidas com o envelhecimento populacional. O cuidador de idosos desempenha um papel central na promoção da qualidade de vida e no cuidado humanizado e ter um congresso dedicado a este tema é um avanço para todo o ecossistema da geração prateada. Debateremos não apenas práticas e técnicas, mas também políticas públicas e estratégias que moldam o futuro do envelhecimento no Brasil e no mundo. A presença de lideranças políticas e institucionais de peso fortalece a pauta e abre caminhos para que nossas demandas se transformem em ações concretas. Ao lado disso, reunimos marcas e soluções que representam o que há de mais moderno em inovação, tecnologia e serviços voltados à saúde, bem-estar e autonomia do idoso A Geronto Fair nasceu para ser o ponto de encontro das grandes ideias e dos grandes agentes de transformação da longevidade e é por isso que reforçamos junto ao CONACARE, nosso compromisso de promover conhecimento, conexões estratégicas e avanços que impactam diretamente a vida de muitas pessoas.”, afirma a Diretora da GerontoFair e Grupo Merkator, Roberta Pletsch
O CONACARE INTERNACIONAL é realizado em parceria com a GerontoFair, maior feira do setor na região Sul, e integra o calendário de eventos que colocam o Brasil como protagonista no debate sobre a economia da longevidade, setor que movimenta R$ 2 trilhões por ano no país.